10 dicas para se tornar mais focada e produtiva

Se manter focada e produtiva certamente é um desafio para muitas mulheres. Até porque temos aquele hábito de querer controlar tudo e mostrar que somos seres multitarefas capazes de fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo.

No período de férias escolares, para aquelas que são mães, tudo parece mais agitado, os dias mais curtos, os filhos precisando de atenção e com muita energia para gastar. Ao mesmo tempo que a vida segue, os negócios continuam andando e você não pode parar.

Focar e priorizar tarefas é um desafio comum, não só para as mulheres e, isso pode significar um diferencial na produtividade.

Líderes e empreendedores que estão fazendo coisas acontecerem de forma contínua sabem como conseguir o que querem em menos tempo que outros.

Um grande diferencial entre as pessoas que têm sucesso em seus negócios e aquelas que não têm é a produtividade pessoal.

E para isso é necessário mudanças de hábitos e a práticas constantes. Há muito o que aprender com indivíduos bem sucedidos sobre como organizar melhor os nossos dias. Seguem algumas dicas:

1. Realize uma tarefa por vez

Uma coisa que muitas das pessoas bem sucedidas têm em comum é a capacidade de se concentrar no que realmente importa. Escolha e faça apenas uma tarefa por vez.

2. Evite as distrações

Bloqueie as distrações. Procure trabalhar em um ambiente clean que possa ser confortável para a realização de suas tarefas. Se concentre em se concentrar. Se achar necessário desligue celular, se estiver em casa procure manter o seu local de trabalho com o mínimo de distrações.

3. Determine tempo para cada tarefa

Defina um limite de tempo para execução de cada tarefa. Em caso de reuniões em geral, as pessoas não precisam de tanto tempo quanto pedem.

É preciso ter controle quando se trata de gerir seu tempo para que você possa se concentrar em tarefas de alto valor.

22221414764427726_wps_7_designer_20_s_holding_sam

4. Crie rituais para as tarefas

Estabeleça rituais de produtividade. Acordar sempre no mesmo horário, ter intervalos periódicos ajudam a automatizar o comportamento de seu corpo e mente, tornando-se mais produtiva e focada.

Lembre-se que nosso corpo é uma máquina e funciona a partir dos nossos hábitos.

5. Planeje seu dia

Levante-se mais cedo. Pesquisas mostram que as manhãs podem ser mais produtivas, mas você precisa descobrir qual o seu melhor horário para produzir ao longo do dia.

Acordar cedo ajuda a deixar o dia mais longo. E você pode planejar as tarefas a serem realizadas ao longo do dia logo pela manhã.

Planejar suas atividades facilitará na hora da execução e evitará que você perca tempo para achar o que precisa fazer.

6. Delegue tarefas

Aprenda a delegar, isso é algo sempre dito por muitos especialistas. Se você quer se tornar mais produtiva precisa delegar tarefas. Mesmo aquelas tarefas que você acredita que só você é capaz de fazer.

Pessoas altamente produtivas são seletivas sobre como gastam sua energia. Eles não perdem tempo ou energia em tarefas que podem ser realizadas por outros.

Procure analisar como você gasta seu tempo e como poderá otimizá-lo se passar a delegar tarefas.

7. Faça uso de tecnologia

Existem muitos programas no mercado que ajudam a controlar seu tempo nas atividades e ajudam você a se tornar mais eficaz e aumentar a produtividade. Pesquise qual você consegue utilizar melhor e adote em seu dia a dia.

8. Você não é um ser multitarefas

Exatamente, você não é um ser multitarefas! Então, basta de querer ser uma super mulher.

Pesquisas mostram como as distrações podem influenciar na maneira como nosso cérebro funciona. Somos um ser capaz de desenvolver disciplina mental e foco mono tarefa por horas, mas é uma questão de hábito.

10 dicas para se tornar mais focada e produtiva

9. Saiba dizer não

Esse é um passo bem difícil para nós mulheres. Temos uma constante necessidade de ser útil e prestativas, querer participar de tudo e ser reconhecidas. E isso acaba nos levando a dizer sim a todos os pedidos que nos são feitos. O que detona a nossa produtividade.

Aprender a dizer não é uma chave para ser mais produtiva. 

10. Aprenda com os outros

Entenda que nós estamos em constante transformação. Para chegar no próximo nível é preciso estar em constante aprendizado.

Para crescer e chegar onde você quer é preciso aprender com os outros. É preciso ter acesso a informação, participe de cursos, procure ler coisas novas e conhecer pessoas novas.

Conclusão

O desenvolvimento da sua vida da forma que você deseja depende de como você a organiza.

Mudar hábitos e praticar novas forma de realizar suas tarefas certamente influenciará na forma como você lida com seu tempo.

Saiba planejar seu tempo e aproveitar bem seu planejamento e rotina diária.

O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, de Charles Duhigg é uma leitura simples, leve, com grande embasamento científico e que comprova que somos seres de hábitos.

Vale a leitura!

Deixe um comentário